Campeonato Mineiro tem regras alteradas e terá quartas de final em 2018

Atlético, Cruzeiro e América tiveram uma derrota na Federação Mineira de Futebol (FMF) nesta segunda-feira (30). Ao contrário do que o trio belo-horizontino queria, o próximo Campeonato Mineiro terá mudança de regras e ganhará uma data a mais.

Depois de oito temporadas, quando os clubes jogaram entre si em turno único, com os quatro melhores classificados garantindo vaga na semifinal e os dois piores sendo rebaixados, em 2018, a competição vai ser ter a fase de quartas de final.

Pelo novo sistema, aprovado nesta segunda-feira no conselho técnico na FMF, classificam-se os oito primeiros colocados, estabelecendo os seguintes confrontos: 1º X 8º, 2º X 7º, 3º X 6º e 4º X 5º. Os vencedores passam às semifinais.

A maior mudança

Nas quartas de final, os clubes se enfrentam em partida única, realizada na casa da equipe com melhor campanha. A renda será toda do mandante, apesar de alguns clubes terem pedido para que o dinheiro desta fase fosse dividido.

Em caso de empate no tempo normal nas quartas de final, a decisão da vaga acontece nas cobranças de penalidades, sem beneficiar o time de melhor campanha.

A semifinal e final continuam sendo realizadas em dois jogos. Se dois clubes do interior forem eliminados na semifinal, eles farão dois jogos para se definir o campeão do interior.

O Campeonato Mineiro será disputado 16 datas, entre 17 de janeiro e 8 de abril. Serão 11 jogos na fase classificatória, um nas quartas de final, dois na semifinal e dois na final.